segunda-feira, abril 18, 2005

Korn Gives Head To God.

Há uns dias tive uma notícia que tanto me deixou perplexo como desiludido. Um dos guitarristas dos KoRn havia deixado a banda por motivos que, à primeira vista parecem ridículos - ele encontrou Deus e tornou-se num cristão extremista (ver mais à frente). Brian "Head" Welch tocou com o seu grupo durante 13 anos e passou a sua juventude ao lado do outro guitarrista, Munky e de repente chega à conclusão que afinal a vida que estava a levar nao era satisfatória e que não lhe trazia felicidade. Tudo isto parece legítimo, mas o que é facto é que o timing da sua saída não abona muito a favor dessa legitimidade.
Os KoRn já cá andam à muito tempo, tempo suficiente para ele ter tido sexo, drogas e rock´n roll suficiente para ter chegado há muito tempo a essa conclusão. Ele já não é nenhum teenager inconsciente, já tem idade para ter juízo e para perceber o que realmente se passa na sua cabeça.

Diz ele que chegou a todas estas conclusões numa altura em que estava quase a morrer de depressão, em que se sentia perfeitamente infeliz com a sua vida e que enquanto os outros se divertiam, ele se sentia mal...compreende-se, mas...durante 13 anos? Será que não será um pouco hipócrita da parte dele?


De qualquer forma, também é criticável o facto de ele se ter tornado tão extremista, ele tatuou ditos cristãos no pescoço e um j.e.s.u.s nos dedos e, imagine-se, diz que não se masturba nem está com uma mulher desde que se divorciou, e que o que o impede de se masturbar, é a tal tatuagem escrita na mão...se isto nao é doentio, não sei o que será. O Brian passou de um extremo para outro no espaço de meses, e mesmo assim, considero o extremo cristão onde se encontra mais radical do que os KoRn, na sua maturidade de 13 anos de carreira...
O rapaz até diz que recebeu uma mensagem de Deus para o 50 cent, para ele se salvar e para se dedicar ao cristianismo porque estava a ser conduzido pelo Demónio...something like that.
(ver www.headtochrist.com)

Na perspectiva dos fãs de KoRn pelo mundo inteiro, que é a minha, até certo ponto, é realmente uma desilusão, uma dor enorme pensar que aquela figura já nao vai mais estar associada àquela banda, tendo ainda por cima, seguido o caminho que está a seguir agora, o caminho do religiosismo radical de quem, indubitavelmente, deve ter sofrido.


E é por aí que devemos pegar para percebermos que, pelo menos até certo ponto, ele pode ter tido motivos para fazer o que fez, talvez a vida de rock´n´roll star nao lhe tenha dado aquilo que ele realmente queria. Realmente, se formos a ver ele sempre foi o menos exuberante dos 5, o menos "far out", apesar da sua inabalável presença em palco, a sua raça a tocar...é por isso que também tenho que lhe prestar homenagem, ao artista que todos os fãns admiraram ao longo destes anos, e cuja obra vai perdurar pela qualidade e pelo carisma que sempre teve. Quem sabe ele fique um homem mais equilibrado com o passar dos tempos e não olhe para o passado com o mesmo pesar que olha agora, mas é para o passado que todos nós temos que agora olhar para não esquecer Head.

Goodspeed Brian.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eh pá...eu tava a tentar arranjar ideias ou algum resquício de inteligência que me permitisse comentar este blog com algum, por mínimo que fosse, sentido...Tenho de anunciar que não consegui! Be happy! (Está a ser extremamente dificil escrever com todos os acentos e sem abreviaturas...e sem smiles!!).
Enfim, eu acho muito trágico os Korn perderem um guitarrista para a Cristandade, e pergunto-me o que é que a Igreja pensará de tal extremismo religioso...Não me parece que tatuar j.e.s.u.s nos dedos seja uma coisa muito católica ou ortodoxa de se fazer...muito menos dizer que é isso que o impede de se masturbar...Suponho que cada um tenha direito à sua dose de pancadas...espero que ao menos ele se sinta bem consigo próprio e que venha a ser papa daqui a uns anos...(ou não porque ele deve ser protestante...).

P.S. Eh pá...não foi tão dificil comentar como eu pensava :P

12:00 da manhã  
Blogger Nuno Barreto said...

Há varias formas de viver o cristianismo, também não vou muito por essa.

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home